quinta-feira, 8 de abril de 2010

GESTAR II - Avaliação do grupo B

GRUPO B

TEMA: VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA
(Fornecido pela formadora para realização das atividades propostas)



http://images.google.com.br

Plano de ações vai começar com um trabalho de orientação e fiscalização nas escolas, estádios de futebol e locais de lazer de oito municípios pernambucanos Será lançado nesta segunda-feira (20) um plano de ações para tentar conter a violência sofrida e praticada por crianças e adolescentes em Pernambuco: o Pacto pela Infância e Juventude. O lançamento é aberto à população e acontece no Centro Integrado da Criança e do Adolescente, na Rua Fernandes Vieira, no bairro da Boa Vista, centro do Recife. O pacto consiste em um trabalho de prevenção e será coordenado pelo juiz Humberto Vasconcelos, da Vara Regional da Infância e Juventude. “Queremos criar uma cultura de prevenção, para que os espaços que acolhem crianças e adolescentes possam fazer isso de forma correta”, explicou. “Vamos iniciar esse trabalho nas escolas públicas, estádios de futebol e estabelecimentos de diversão. Vamos com uma equipe de voluntários a estes locais para orientar e posteriormente para fiscalizar”. Essa etapa se baseará nos preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente e em cinco portarias baixadas pela Vara Regional da Infância e Juventude. As portarias disciplinam a entrada e permanência de crianças e adolescentes em bailes, promoções dançantes, boates, estádios de futebol profissional, casas de diversões eletrônicas, parques temáticos, de diversões, aquáticos, de brinquedos eletromecânicos; presença em espetáculos públicos e certames de beleza; acesso ou participação em atividades teatrais e estúdios cinematográficos, de rádio ou televisão.Em um estágio mais avançado, o Pacto pela Infância pretende alcançar cerca de dez mil estabelecimentos distribuídos nos oito municípios que integram o raio de atuação da Vara Regional da Infância e Juventude, responsável pela iniciativa. “O Estatuto fala que atendimento á infância e juventude deve ser feito de forma articulada, e nós estamos fazendo uma grande articulação com vários órgãos e conselhos para implementar essa tarefa, para proteger a infância e juventude e preparar esses jovens para um futuro em harmonia”, afirmou o juiz Humberto Vasconcelos. O plano é uma articulação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) com instituições públicas e entidades da sociedade civil, entre elas Ministério Público, Defensoria Pública, as secretarias de Saúde e de Educação, a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), Polícia Militar, Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), Cendhec, conselhos tutelares, além dos órgãos do próprio poder judiciário estadual, como a Coordenadoria da Infância e Juventude. Confira os números de queixas que envolvem crianças e adolescentes em Pernambuco:

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES - (Janeiro a maio de 2009) Lesão corporal: 422 casos Ameaças: 297 casos Atentado violento ao pudor: 197 casos Maus tratos: 192 casos Estupro: 84 Assassinatos: 06 casos VIOLÊNCIA COMETIDA POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES (Janeiro a maio de 2009) Roubos: 180 casos Lesão corporal: 170 casos Uso e porte de drogas: 130 casos Ameaças: 119 casos Furto: 108 casos Porte ilegal de armas: 96 casos

Fonte do texto: http://pe360graus.globo.com


ATIVIDADES PARA O GRUPO B

1. Construir uma situação problema para as informações acima. Procure contemplar o máximo de conhecimentos de matemática e outras disciplinas.

2. Crie duas atividades que contemple o conteúdo matemático e de outras disciplinas.

3. Crie um jogo ou dinâmica que contemple o raciocínio lógico envolvendo a temática em questão.

4. Escolha um vídeo, música ou software para ser exibido durante a vivência da temática.

Formadora: Rosilângela Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário