quarta-feira, 28 de abril de 2010

FRACTAIS: Laboratório de práticas de ensino da matemática V - UAB

O ENEM e os fractais, a matemática e a arte, discutindo sobre esses temas iniciamos nossa primeira aula presencial. Em seguida, um desafio:

(ENEM 2008) Fractal (do latim fractus, fração, quebrado) — objeto que pode ser dividido em partes que possuem semelhança com o objeto inicial. A geometria fractal, criada no século XX, estuda as propriedades e o comportamento dos fractais — objetos geométricos formados por repetições de padrões similares.

O triângulo de Sierpinski, uma das formas elementares da geometria fractal, pode ser obtido por meio dos seguintes passos:



Os alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Aberta do Brasil - UAB, pólo de Ipojuca, vivenciaram, juntamente, com a tutora Rosilângela Lucena a oficina de fractais.



Durante toda a semana os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a Geometria Fractal, a Teoria do Caos, a relação entre a matemática e a arte, puderam visualizar na plataforma da UAB slides sobre a história de Benoit B. Mandelbrot, o pai dos fractais, e sua obra, assim como, a de Maurits Cornelis Escher, um artista magnífico que também criou diversos fractais.



Na aula presencial, os alunos puderam construir um cartão fractal e foram desafiados a desenvolver atividades de geometria plana e espacial utilizando o cartão como referencial para os cálculos.


Fonte da atividade: TP 1, GESTAR II.

Sites para saber mais sobre os Fractais:
http://euler.slu.edu/escher/index.php/Dilation_Exploration
http://www.inf.ufrgs.br/~crcons/arquivos/Fractais.ppt
http://www.fractarte.com.br/artigos/superinteressante.php Rodrigo Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário