segunda-feira, 17 de maio de 2010

Projeto Patrulheiro Mirim


Fonte/Imagem: www.patrulheiromirim.blogspot.com

Nesta quinta-feira, dia 06 de maio de 2010, tive a oportunidade de entrevistar o Ten Eduardo Scanoni, um dos responsáveis pela implantação do Projeto Patrulheiro Mirim nas escolas estaduais da região metropolitana de Recife-Pe. A Escola em que ensino, Maria da Conceição do Rego Barros Lacerda (MCRBL) foi uma das 20 primeiras a serem contempladas com o Projeto que visa a formação do aluno para o exercício da sua cidadania e o enfrentamento ao consumo de drogas e condutas antisociais.

MCRBL: quem poderá participar desse projeto?
Ten Scanoni: crianças de 09 a 12 anos.

MCRBL: haverá alguma exigência para o ingresso do aluno no projeto?
Ten Scanoni: apenas que ele tenha a faixa etária exigida e que seja aluno assíduo da escola.

MCRBL: quem irá desenvolver o projeto na escola?
Ten Scanoni: os policiais patrulheiros escolares que já exercem a função na própria escola. Estes já receberam, na semana passada, a devida capacitação para tal.

MCRBL: qual a previsão para o início do projeto?
Ten Scanoni: a pretenção é iniciarmos na primeira semana de junho de 2010.

MCRBL: quantos alunos por escola poderão participar e como será a seleção?
Ten Scanoni: o projeto prevê a participação de 30 alunos por escola, acrescento que o projeto se trata de uma ação contínua, ou seja, outras turmas serão formadas ao término desta. A seleção será feita pelo policial patrulheiro e pela gestão da escola.

MCRBL: como será desenvolvido o curso?
Ten Scanoni: o curso acontecerá em quinze encontros semanais, durante um horário a ser definido pelo policial patrulheiro e gestão da escola, de forma que, não prejudique o horário de aula curricular dos alunos.

MCRBL: o que o aluno aprenderá nesse curso?
Ten Scanoni: relações interpessoais, educação ambiental, educação para o trânsito, educação preventiva nas áreas de armas, drogas, vandalismo, etc. Trabalharemos também com práticas esportivas e jogos populares. Faremos visitas a alguns órgãos públicos que fazem parte da história pernambucana.

MCRBL: quando o aluno concluir o curso, qual será sua função na escola?
Ten Scanoni: o projeto não visa dar uma função para o aluno, e sim uma formação para que ele exerça sua cidadania e possa influenciar aos demais com um comportamento exemplar.Nada impede que a escola crie algum projeto que possa aproveitar o patrulheiro mirim de forma que os mesmos possam mostrar tudo o que aprenderam.

Mais informações: www.patrulheiromirim.blogspot.com

Professora Rosilângela Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário