OLÁ PESSOAL,
Estão relacionadas abaixo, todas as atividades do TP 2, unidade 7, seção 1 e 2. Cada grupo deve postar as respostas das suas respectivas atividades.
Para enviar, basta clicar em comentários, escrever as respostas e postar.Não esqueçam de colocar os nomes dos participantes da equipe.
GESTAR II
FORMADORA: ROSILÂNGELA LUCENA
GRUPO: SANTA MÔNICA
Explique o que é seguro, previdência social e grau de risco. Justifique a importância da compreensão desses termos para os alunos.
Fazer e apresentar respostas com cálculos através de cartazes e/mídias das atividades 1, 2 e 3 do TP 2, seção 1. (p.111 a 117)
GESTAR II
FORMADORA: ROSILÂNGELA LUCENA
GRUPO: TIMBI
Explique o que é probabilidade, probabilidade do sucesso e do insucesso, probabilidade subjetiva e acaso.
Fazer e apresentar respostas com cálculos através de cartazes e/mídias das atividades 4,5,6 e 7 do TP 2, seção 2. (p.118 a 124)
GESTAR II
FORMADORA: ROSILÂNGELA LUCENA
GRUPO: FRANCISCO DE PAULA
Explique o que é probabilidade experimental, freqüência absoluta e freqüência relativa e, qual a relação entre a freqüência relativa e a probabilidade experimental.
Fale sobre a Teoria dos Quadros
Fazer e apresentar respostas com cálculos através de cartazes e/mídias das atividades 8 e 9 do TP 2, seção 2. (p.125 a 129)
GESTAR II
FORMADORA: ROSILÂNGELA LUCENA
GRUPO: MARIA DA CONCEIÇÃO
Explique a importância do contexto na construção de conceitos. Faça uma relação com as atividades dessa unidade.
Fazer e apresentar respostas com cálculos através de cartazes e/mídias das atividades 10, 12, 13 e 14 TP 2, seção 2. (p.130 a 134)
GESTAR II
FORMADORA: ROSILÂNGELA LUCENA
GRUPO: OSCAR CARNEIRO/MAJOR LÉLIO
Exemplifique uma aplicação da Teoria dos Quadros.
Fazer e apresentar respostas com cálculos através de cartazes e/mídias das atividades 15 e 16 do TP 2, seção 2. (p.135 a 137)
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
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Não consegui colocar as tablas aki, e nem lembro como colocar elas como figuras...
ResponderExcluirNossas respostas vão por email.
Grupo da Escola Timbi/Carlos Frederico
ResponderExcluirAldenita,Everaldo,Liliana,Ricardo J. Luz
TP1 – Unidade 3 – Seção 1 – Atividade 1
Atividade 1 – Pag. 106
1 – Verdadeiro
Como diz no texto 20% do total é proveniente de pessoas físicas.o total é 178 bilhões e 20% do mesmo é 20/100 . 178 = 2/10 . 356/10 = 35,6 (pessoa física)
Total 178,0 – 35,6 = 142,4 é maior que cento e quarenta bilhões (pessoas jurídicas).
2 – Falso
A redução que ocorre é 740,00 – 677,00 = 63,00
R$63,00 equivale a quantos por cento de 740?
740x = 63 . 100 x= 6300/740 = 8,51 (valor menor que 17,5%)
3 – Falso
100x = 1800 . 15 x = 270,00 – 158,6 = 124,4
X = 27000/100
X = 270
4 – Não existe nenhum valor para o qual o contribuinte pagará mais imposto
Atividade 2 – Pag. 107
A) Considerando o valor maximo R$1800,a porcentagem de 17,5% aplicou-se para valores iguais os maiores que o citado.
TABELA ANTIGA TABELA NOVA
ATÉ 900,00 isento Até 1057,50 isento
1800,00 pagar 15% (R$ 170,00) 1800,00 pagar 15% (R$ 170,00)
B) O que muda em relação às duas tabelas é a dedução, na antiga R$ 135,00 enquanto na nova R$ 158,62 (para o salário de R$ 1800,00)
C) A porcentagem 17,5% acarreta aumento sobre as faixas salariais e redução sobre os impostos a pagar.
Atividade 3 – Pag. 107
A) 5 itens
B) 7 . x = 100 . 5 7x = 500 x =500/7 = 71,4%
Atividade 4 – Pag. 108
Atividade 4. Pag. 108
V,V,V,V
A) Todos
B) Não concordo,pois 17,5% é igual a 17/1000 que simplificando dá 17,5%
O numero decimal exato pode ser escrito na forma 132/1000
E o numero √2/100 é aproximadamente 1,42/100
Atividade 5 - Pag. 109
Está correta,pois toda fraçao centesimal pode ser representada em porcentagem e vice-versa
Atividade 6 – Pag. 111
Como nas informaçoes consta que o estadio nao está lotado,está com 30% de sua capacidade,temos 30% de 100%
Assim,devemos distribuir as pessoas de forma igualitaria (separando em grupos com a mesma quantidade).
Entao,devemos ter 30/100 . 100 = 30 (trinta pessoas por lugar).
Atividade 7 – Pag. 116
A)180x = 200 . 100 180 x = 20000
X = 20000/180 = 11,11% (a porcetagem de aumento foi esta)
B)Essa porcentagem representa uma fraçao,mas essa fraçao nao é uma fraçao decimal,Seu denominador é 9,pois 11,11... é uma dízima periodica que representa a fraçao é 100/9
Atividade 8 – Pag. 117
Aumento do lado
Antes o lado do quadrado mede 2m
Depois o lado do quadrado passa a medir 2,02m
0,02 . 100 = 2 . x 2x = 2 x = 2/2 = 1%
Aumento da Area
A porcetagem de aumento da Area é o percentual que representa 0,0004 + 0,04√2 de √2
0,0004 + 0,04√2 . 100 = 2 . x x = (0,02 + 2√2)%
ResponderExcluirAntes L² = 2 m² L =√2
Depois L = (√2 + 0,02)² L = 2 + 0,04√2 + 0,0004
L = 2,0004 + 0,04√2
Atividade 9 – Pag. 121
1) 250/100 = 2,5 9,5 . 2,5 = 23,75
2) 9,5/100 = x/250 x = (9,5 . 250)/100 = 23,75
3) 9,5/100 . 250 (9,5 . 250)/100 = 23,75
Observamos realmente o proprio conceito de porcentagem,considerando um total dividido em 100 partes iguais.constatamos tambem a presença da regra de tres na segunda maneira acima colocada.
Atividade 10 Pag. 123
A¹) a calculadora interpreta x/100 como uma fraçao centesimal,uma divisao por cem
A²) a calculadora não atribui significado para o numero digitado depois de %
B¹)digitamos 524 . 12%, o resultado que aparece na calculadora 62,88
B²)O salário após o aumento é a soma do salário anterior com o aumento
R$524,00 + 62,88 = 586,88.na calculadora,devemos teclar 524 . 12% e após aparecer 62.88 no visor,devemos teclar + e =.
B³)O salario após a reduçao de 12% é igual ao salario anterior normal,524 subtraindo os 12%.na calculadora digitamos 524 . 12%.após o resultado aparecer no visor,diminuir 524.a resposta aparecerá negativa,mas desconsiderando o sinal o valor resulta no salário baixando 12%.
Atividade 11 Pag. 124
99 – x = 98
100 – x 100 9900 – 100x = 9900 – 98x
2x = 100 e x = 50 (devem sair 50 mulheres para que a porcentagem fique reduzida a 98%)
Atividade 12 Pag. 125
Haviam 100 pessoas no recinto (100%)
Na segunda votaçao para termos 98% dos presentes devemos ter 98/100
Como o todo nao mudou,deveremos ter 2 mulheres sem votar, pois teriamos:
(100 – 2)/100 = 98/100 = 98%
Atividade 13 Pag. 128
Os parentesis devem ser enumerados com os seguintes numeros:
3,2,4,1,ficando o ultimo parentese em branco,sem correspondente.
Atividade 14 Pag.129
Consideramos que houve ¨ressiginificação¨ do conceito de porcentagem,uma vez que conseguimos atraves de outro angulo ver o que nao víamos,exemplo:a representação de porcentagem por dízimas:(11,11...).nao vistas nos livros didaticos.Assim a atividade constituiu-se como um avanço para o grupo.
Atividade 15 Pag.184
Breno precisa trocar o piso e colocar azuleijos no seu banheiro.Chamou o pedreiro,Carlos,amigo da familia para fazer as mediçoes.Como Carlos nao apareceu no dia previsto,ele comentou na escola e pediu ao professor Guilherme que lhe orientasse,pois precisava comprar com urgencia a ceramica necessaria.Seu professor disse:
- Meça o chão e as quatro paredes até altura que deseja cobrir.
- Formará com essas mediçoes 5 figuras em forma de quadrados ou retangulos
- A área de figura desse tipo é calculada multiplicando a lergura e o comprimento,como nós estudamos na primeira unidade.
Breno foi para casa e fez o sugerido conseguindo obter para o piso 1 retangulo 4mx3m e 2 retangulos de 2mx3m e mais 2 retangulos 4mx2m.Sabendo-se que ele colocará o mesmo tipo de ceramica no piso e nas paredes,,quantos m² de ceramica ele precisará comprar?
Atividade 16 Pag 135
a) Como 5,7000 km² = 5700,00 é maior que 3250 km²
b) A extensao original representa 100%,havendo uma perda de 5,7000,ficaram 40%,significa que a perda representa 60%.
Assim,precisamos calcular os 100% total,conhecendo 60% que vale 5700
X = (5700 . 100)/60
X = 570000/60
X = 9500 km²
ESCOLA MARIA DA CONCEIÇÃO DO REGO BARROS LACERDA
ResponderExcluirAna Cicalese, Alexandre, Cristina , Getúlio , Ivaldo
TP 2 – Unidade 7- Seção 2
Explique a importância do contexto na construção de conceitos. Faça uma relação com as atividades dessa unidade.
O uso do contexto desperta no aluno o senso crítico, faz com que ele perceba que ele faz parte da construção do conhecimento e aplique no seu dia-dia os assuntos estudados, por exemplo, a probabilidade de acontecer algo que é bom pra ele até mesmo na sua vida profissional pode despertar nele o bom senso para que fazendo uso disso investindo melhor nas possibilidades ou chances que ele tem de conseguir para ser alguém melhor.
Fazer e apresentar respostas com cálculos através de cartazes e/mídias das atividades 10, 12, 13 e 14 TP 2, seção 2. (p.130 a 134)
Atividade 10
Uma urna tem 20 bolas, das quais 3 são brancas, 5 são verdes, 10 são azuis, e 2 são amarelas. Se retirarmos uma bola, sem olhar, a probabilidade de que retiremos uma bola branca é de 3/20, só podemos tirar 3 bolas brancas em 20 que é o total de bolas. 5/20 ou 1/4, cinco bolas verdes do total de 20.10/20 ou ½ ,dez bolas azuis do total de 20. 2/20 ou 1/10 duas bolas amarelas em um total de 20.
Atividade 12
A freqüência relativa é igual a probabilidade:
Bolas brancas 3/20 15%
Bolas verdes 5/20 25%
Bolas azuis 10/20 50%
Bolas amarelas 2/20 10%
Atividade 13
Os setores da atividade econômica que tiveram percentual de afastamento por acidente de trabalho superior a seu percentual de contribuição para a força de trabalho ativa foi a:
• Indústria leve
• Indústria Pesada
• Construção Civil
• Transportes
• Crédito
Atividade 14
Comparando as respostas da atividade 13 com as da atividade 1, percebemos que as atividades que foram consideradas risco leve e risco grave pelo grupo, são as que tiveram percentual de afastamento por acidente de trabalho superior a seu percentual de contribuição para a força de trabalho ativa.
A nossa análise para considerar as atividades como de risco leve e risco grave se baseou no resultado da razão encontrada pelo número de afastamento de trabalho por acidente de trabalho e a quantidade de empregados.
Gostei de ter visto no tp2 abordagens relacionadas as probabilidades e seus eventos.
ResponderExcluirProfº Alexandre