A oficina de jogos matemáticos esta semana aconteceu na Cidade de Camaragibe, na Escola Estadual Santa Sofia. A gestora Ana Paula, nos proporcionou, a mim e a CONAPE (Consultoria Administrativa e Pedagógica), o grande privilégio de socializar conhecimentos importantes sobre a aplicação e construção de Jogos Matemáticos. Os professores desta escola nos surpreenderam com tamanha dedicação e vontade de melhorar e inovar suas práticas docentes visando a aprendizagem de seus alunos.
Tive, também, o enorme prazer de reencontrar os professores Ronaldo que conheci a pouco tempo e Bruno colega de trabalho de muitos anos, com o qual tive o enorme prazer de trabalhar e aprender de seu profissionalismo e amor ao que faz.
Agradeço muitíssimo a Gestora Ana Paula que de forma muito gentil nos recepcionou e confiou em nosso trabalho, aos professores pelo desempenho durante toda a oficina e as meninas da Adlim, pelo almoço delicioso que nos serviram.
Valeu Comunidade Escolar Santa Sofia, até a próxima!!!!
Professora Rosilângela Lucena
domingo, 30 de maio de 2010
segunda-feira, 17 de maio de 2010
IV Seminário Temático de Matemática - Santana do Ipanema
A oficina dobrando, cortando e brincando: aprendendo matemática com o Tangram, ministrada pelos tutores do curso de licenciatura de matemática da UAB, Professor Dierson Gonçalves e Professora Rosilângela Lucena proporcionou aos seus participantes uma vivência da matemática, com foco na geometria plana, muito divertida e rica em conhecimentos.
Durante a oficina os alunos vivenciaram:
1. A história do Tangram
2. Vídeo das formas do Tangram
3. Construção do Tangram por dobraduras
4. Construção do Tangram em emborrachado
5. Realização de atividades de geometria plana para o Ensino Fundamental
6. Construção de formas de objetos, humanas, animal, etc com o Tangram
VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação - SENAC
Tema: EDUCAÇÃO PARA UM MUNDO SEM FRONTEIRAS
Período: 08, 09 e 10/09 de 2010
Local: Centro de Convenções de Pernambuco
até 30/06 - R$ 60,00
de 1º a 31/07 - R$ 70,00
de 1º a 30/08 - R$ 80,00
Envio de trabalhos até o dia 31 de maio de 2010.
Mais informações: www.pe.senac.br
Período: 08, 09 e 10/09 de 2010
Local: Centro de Convenções de Pernambuco
até 30/06 - R$ 60,00
de 1º a 31/07 - R$ 70,00
de 1º a 30/08 - R$ 80,00
Envio de trabalhos até o dia 31 de maio de 2010.
Mais informações: www.pe.senac.br
Projeto Patrulheiro Mirim
Fonte/Imagem: www.patrulheiromirim.blogspot.com
Nesta quinta-feira, dia 06 de maio de 2010, tive a oportunidade de entrevistar o Ten Eduardo Scanoni, um dos responsáveis pela implantação do Projeto Patrulheiro Mirim nas escolas estaduais da região metropolitana de Recife-Pe. A Escola em que ensino, Maria da Conceição do Rego Barros Lacerda (MCRBL) foi uma das 20 primeiras a serem contempladas com o Projeto que visa a formação do aluno para o exercício da sua cidadania e o enfrentamento ao consumo de drogas e condutas antisociais.
MCRBL: quem poderá participar desse projeto?
Ten Scanoni: crianças de 09 a 12 anos.
MCRBL: haverá alguma exigência para o ingresso do aluno no projeto?
Ten Scanoni: apenas que ele tenha a faixa etária exigida e que seja aluno assíduo da escola.
MCRBL: quem irá desenvolver o projeto na escola?
Ten Scanoni: os policiais patrulheiros escolares que já exercem a função na própria escola. Estes já receberam, na semana passada, a devida capacitação para tal.
MCRBL: qual a previsão para o início do projeto?
Ten Scanoni: a pretenção é iniciarmos na primeira semana de junho de 2010.
MCRBL: quantos alunos por escola poderão participar e como será a seleção?
Ten Scanoni: o projeto prevê a participação de 30 alunos por escola, acrescento que o projeto se trata de uma ação contínua, ou seja, outras turmas serão formadas ao término desta. A seleção será feita pelo policial patrulheiro e pela gestão da escola.
MCRBL: como será desenvolvido o curso?
Ten Scanoni: o curso acontecerá em quinze encontros semanais, durante um horário a ser definido pelo policial patrulheiro e gestão da escola, de forma que, não prejudique o horário de aula curricular dos alunos.
MCRBL: o que o aluno aprenderá nesse curso?
Ten Scanoni: relações interpessoais, educação ambiental, educação para o trânsito, educação preventiva nas áreas de armas, drogas, vandalismo, etc. Trabalharemos também com práticas esportivas e jogos populares. Faremos visitas a alguns órgãos públicos que fazem parte da história pernambucana.
MCRBL: quando o aluno concluir o curso, qual será sua função na escola?
Ten Scanoni: o projeto não visa dar uma função para o aluno, e sim uma formação para que ele exerça sua cidadania e possa influenciar aos demais com um comportamento exemplar.Nada impede que a escola crie algum projeto que possa aproveitar o patrulheiro mirim de forma que os mesmos possam mostrar tudo o que aprenderam.
Mais informações: www.patrulheiromirim.blogspot.com
Professora Rosilângela Lucena
terça-feira, 11 de maio de 2010
Escola Eliane Carneiro - Capacitação de Matemática
A capacitação de construção de jogos realizada na Escola Eliane Carneiro foi muito especial, a Gestora da unidade teve uma idéia muito boa: autorizar a participação de dois alunos, por série, do ensino fundamental.
A presença da criançada deu um toque muito especial a capacitação, eles participaram ativamente do processo de resolução dos desafios, assistiram vídeos educativos, jogaram aplicativos de conteúdo matemático no laboratório de informática e construíram um jogo muito legal para trabalhar com os números inteiros.
A intenção na participação dos alunos é que os mesmos pudessem auxiliar seus respectivos professores de matemática, em sala de aula, durante a aplicação de cada desafio, jogo ou aplicativo com os demais colegas de turma.
<
Com certeza foi uma boa experiência para nós professores capacitadores.
Alegria, diversão e muita aprendizagem marcaram a vida desses alunos que se não gostavam, com certeza, passaram a gostar de matemática!!!!!!!!!!
Os professores contribuíram bastante para o sucesso dessa oficina: construíram jogos, resolveram desafios, trocaram experiências e informações.
A presença da criançada deu um toque muito especial a capacitação, eles participaram ativamente do processo de resolução dos desafios, assistiram vídeos educativos, jogaram aplicativos de conteúdo matemático no laboratório de informática e construíram um jogo muito legal para trabalhar com os números inteiros.
A intenção na participação dos alunos é que os mesmos pudessem auxiliar seus respectivos professores de matemática, em sala de aula, durante a aplicação de cada desafio, jogo ou aplicativo com os demais colegas de turma.
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Com certeza foi uma boa experiência para nós professores capacitadores.
Alegria, diversão e muita aprendizagem marcaram a vida desses alunos que se não gostavam, com certeza, passaram a gostar de matemática!!!!!!!!!!
Os professores contribuíram bastante para o sucesso dessa oficina: construíram jogos, resolveram desafios, trocaram experiências e informações.
terça-feira, 4 de maio de 2010
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