terça-feira, 30 de março de 2010

Oficina de Mídias

Nesta terça dia 29 de março de 2010, durante a oficina do GESTAR II - Matemática, na Escola Francisco de Paula, os professores cursistas dos pólos Francisco de Paula e Frei Caneca (Formador Prof. Braz) vivenciaram a Oficina de Mídias: Movie Maker, ministrada pela formadora, Rosilângela Lucena.



A professora Rosilângela Lucena participou do II Edutec - Oficina de Mídias - Movie Maker e organizou esse momento de socialização da formação recebida, repassando para os demais professores todo conhecimento recebido.



O Movie Moker é um programa de edição de vídeos. Com ele o professor pode preparar aulas práticas, demonstrar experiências, editar vídeos e fotos de atividades, eventos, etc. Dada a importância desse recurso, procuramos aproveitar ao máximo a oficina.



ARQUIVO:
No dia 19 de fevereiro de 2010, a Escola Maria da Conceição do Rego Barros Lacerda ofereceu a seus professores, através das professoras Rosilângela Lucena e Janaína Souza a Oficina de Mídias: Movie Maker e Blog.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Oficina de Contextualização da Matemática

Nesta sexta-feira, dia 26 de março, tive a oportunidade de conhecer a Escola N. Srª Aparecida,localizada no Loteamento N. Srª Aparecida - Carpina - PE.

A oficina de Contextualização da Matemática tinha por objetivo ajudar aos professores, que ensinam as turmas do 2º ao 5º ano, a aproveitar elementos e informações do cotidiano dos alunos para contextualizar a matemática.



Dois temas foram escolhidos pelos professores:

1. Higiene pessoal, um verdadeiro problema enfrentado pela comunidade escolar, devido a questões sócio-econômicas da população, a falta de informação e a escassez de água.

2. O Trânsito, como a comunidade fica um pouco isolada dos grandes centros urbanos, os professores apontaram a necessidade de informar e preparar seus alunos para vivenciar de forma correta normas de trânsito.

1. Proposta de sinal de trânsito (Profª Viviane)




2. Proposta de reciclagem: seguir modelo de reciclagem e criação de um carrinho do encarte do Detran, criado por Maurício de Castro para a campanha do dia das crianças cedido gentilmente pela Gráfica Stª Maria.




Foi um dia muito legal!
Aprendi bastante com esses nobres colegas e creio que os mesmos aprenderam algo comigo. Foram 8h de trocas de experiências significativas para nossa prática docente e para nossas vidas.



Professora Rosilângela Lucena

Atividade da Oficina de Contextualização da Matemática

No loteamento N. Srª Aparecida cuidar da higiene pessoal é um desafio, visto que, a escassez de água é uma realidade. As crianças ajudam suas famílias a solucionar o problema da falta de água, carregando, quase diariamente, litros de água dos poços artesanais do bairro em garrafas pet. "Há água encanada, mas demora pra chegar e não passa mais que um dia" diz uma moradora do bairro.

A higiene pessoal, cozinhar ou limpar a casa são ações que dependem da água e, quanto maior a necessidade desse líquido precioso maior o esforço físico das crianças e moradores da localidade.


Fonte: http://imagens.google.com.br/

Pensando em minimizar tanto trabalho a equipe de professores da Escola N. Srª Aparecida propõe a seus alunos a elaboração de uma tabela que informe todas as atividades diárias de suas famílias que envolvam o uso da água e, que calcule, com auxílio das garrafas pet's, quantos litros são gastos e quantas viagens os mesmos têm que fazer todos os dias para suprir suas necessidades. Depois pede-se ao aluno que aponte medidas de economia da água e a verificação do efeito dessas medidas em relação aos litros de água economizados e ao número de voltas que deixarão de dar.

Após a elaboração da tabela, os professores propõem que os alunos:
1. organizem gráficos que reflitam o antes e o depois das medidas de economia de forma que se possa identificar os litros economizados e as viagens que deixaram de dar;
2. realizem uma pesquisa sobre a evolução dos produtos de higiene pessoal, tais como, saboneite, esponja de banho, shampoo, pasta dental, etc.
3. elaborem cartazes educativos animados de conscientização da importância da higiene pessoal. Os cartazes devem ser fixados nas salas de aula e dependências da escola;
4. participem do dia "D":
- do banho de mangueira (alunos com roupa de banho serão orientados a realizar a higiene pessoal adequada durante o banho);
- do wc (alunos visitarão os banheiros da escola para conhecer cada item e aprender a usá-los adquadamente);
- da escovação (alunos levarão para escola sua escova de dentes para serem orientados sobre a forma correta de realizar a escovação dos dentes).


Fonte: http://imagens.google.com.br/

terça-feira, 23 de março de 2010

Atividade da Oficina de Desenvolvimento do Raciocínio Lógico

Esta atividade foi desenvolvida pelas professoras da Escola Paula Franssinete durante a oficina de Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático Tópico: Situações Problemas.



Tema: Consumo racional da água

Campo conceitual: unidades de medidas, operações, tratamento da informação, médias, raciocínio lógico matemático.

Objetivo Geral: Vivenciar o conteúdo matemático conforme planejamento escolar através da conscientização da importância do uso racional da água para o meio ambiente.

Objetivos Específicos:
1. Vivenciar o conteúdo matemático de forma interdisciplinar e contextualizada;
2. Conscientizar o alunado sobre a importância do uso racional da água;
3. Utilizar as contas de água para verificação do consumo mensal de água nas residências dos alunos;

Metodologia:
1. Gerar uma discussão sobre a importância do uso racional da água;
2. Analisar o consumo mensal da conta de água e propor soluções práticas para toda família economizar água;
3. Utilizar papel milimetrado para construir gráficos do consumo mensal dos alunos antes e depois da economia gerada pelas ações propostas;
4. Ver vídeo da carta de 2070;
5. Utilizar texto de conscientização sobre a importância o uso racional da água.

Materiais e mídias:
1. papel milimetrado para gráficos;
2. vídeo sobre a pirâmide alimentar;
4. utilização de texto de conscientização sobre a importância da boa alimentação.

Ver vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=EWbYS5gLPnw

GRUPO: Professoras da Escola Paula Franssinete
Organização e alterações: Professora Rosilângela Lucena
Bibliografia: TP 1 - GESTAR II

Atividade da Oficina de Desenvolvimento do Raciocínio Lógico

Esta atividade foi desenvolvida pelas professoras da Escola Paula Franssinete durante a oficina de Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático Tópico: Situações Problemas.




Tema: Cardápio Alimentar

Campo conceitual: unidades de medidas, operações, princípio fundamental da contagem, raciocínio lógico matemático.

Objetivo Geral: Vivenciar o conteúdo matemático conforme planejamento escolar através da conscientização da importância de uma alimentação balanceada para garantir qualidade de vida.

Objetivos Específicos:
1. Vivenciar o conteúdo matemático de forma interdisciplinar e contextualizada;
2. Conscientizar o alunado sobre a importância de uma boa alimentação;
3. Utilizar o princípo fundamental da contagem para criar cardápios diferenciados;

Metodologia:
1. Gerar uma discussão sobre a importância da alimentação rica em proteínas, vitaminas, ferro e outros nutrientes;
2. Fazer uma pesquisa nos livros ou na web sobre alimentos ricos em ferro, por exemplo.
3. Selecionar alguns dos alimentos das listas apresentadas pelos alunos para criar os cardápios (legumes, cereais, tipo de feijão, etc)
4. Utilizar papel milimetrado para construir gráficos que identifiquem os percentuais de ferro, por exemplo, de forma comparativa entre os pratos criados pelos alunos;
5. Ver vídeo informativo sobre a pirâmide alimentar;
6. Utilizar texto de conscientização sobre a importância da boa alimentação.

Materiais e mídias:
1. papel milimetrado para gráficos;
2. vídeo sobre a pirâmide alimentar;
4. utilização de texto de conscientização sobre a importância da boa alimentação;

Ver vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=g50H95gUUs8

GRUPO: Professoras da Escola Paula Franssinete
Organização e alterações: Professora Rosilângela Lucena
Bibliografia: TP 1 - GESTAR II

Atividade da Oficina de Desenvolvimento do Raciocínio Lógico


Esta atividade foi desenvolvida pelas professoras da Escola Paula Franssinete durante a oficina de Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático Tópico: Situações Problemas.


Tema: Abelhas Matemáticas

Campo conceitual: identificação de formas geométricas planas e espaciais, unidades de medidas, operações,cálculo de área e volume, raciocínio lógico matemático.

Temas transversais: As Abelhas e a geometria plana

Objetivo Geral: Vivenciar o conteúdo matemático conforme planejamento escolar através da conscientização da importância das abelhas para o meio ambiente.

Objetivos Específicos:
1. Vivenciar o conteúdo matemático de forma interdisciplinar e contextualizada;
2. Conscientizar o alunado sobre a importância das abelhas para o meio ambiente;
3. Utilizar o modelo da colméia das abelhas para construir a situação problema;

Metodologia:
1. Gerar uma discussão sobre a importância da abelha para o meio ambiente;
2. Visualizar a colméia e identificar na mesma formas geométricas planas e espaciais;
3. Compreender o porquê de as abelhas optarem pela forma geométrica hexagonal para produção do mel;
4. Utilizar papel milimetrado para construir mosaico com formas geométricas planas;
5. Verificar a produção de mel encontrada numa das grades da caixa onde as abelhas realizam sua produção. Propor cálculo de volume para forma hexagonal e depois para outras formas: quadradas, triangulares, etc.

Materiais e mídias:

1. papel milimetrado para mosaico;
2. imagens da web de uma colméia para que os alunos possam ter idéia da estrutura;
3. vídeo sobre a matemática das abelhas;
4. utilização de texto de conscientização sobre a importância das abelhas no meio ambiente;

ver vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=aLYVifotd-o

GRUPO: Betânia Paz, Poliana, Bernadete, Vera, Evalda, Cristina, Aparecida.
Organização e alterações: Professora Rosilângela Lucena

Oficina de desenvolvimento do raciocínio lógico - Carpina

Nesta terça, 22 de março de 2010, tive a oportunidade de ministrar a Oficina de desenvolvimento do raciocínio lógico na Escola Paula Franssinete - Carpina para professoras do 1º ao 7º ano.



Sobre lógica matemática, vimos:

- linhas educacionais;
- desafios;
- testes;
- situações problemas;
- contextualização e interdisciplinaridade;
- jogos;
- software;
- dentre outros materiais de apoio.

Foi uma manhã muito agradável e produtiva na presença de professoras comprometidas com a Educação e melhoria de suas práticas de ensino em sala de aula.



Foram oferecidos três temas para os grupos construirem situações problemas para os alunos das respectivas séries. Os temas foram:

- Consumo da Água
- Cardápio Alimentar
- Abelhas Matemáticas

Estas atividades estão postadas neste blog.

Rosilângela Lucena - Formadora de professores

domingo, 21 de março de 2010

22 DE MARÇO DIA MUNIDAL DA ÁGUA


http://futurodaagua.atarde.com.br/wp-content/uploads/2009/11/agua6.jpg


Declaração Mundial da Água - Os Direitos da Água


A ONU redigiu um documento intitulado Declaração Universal dos Direitos da Água. Logo abaixo, você vai ler os seus principais tópicos:
1. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: é rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo.
2. A utilização da água implica respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza.
3. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
4. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade e precaução.
5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo a nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável pela água da Terra.
7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8. A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Dela dependem a atmosfera, o clima, a vegetação e a agricultura.
9. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
10. A gestão da água impõe um equilíbrio entre a sua proteção e as necessidades econômica, sanitária e social.

quinta-feira, 4 de março de 2010

ANGLO LÍDER - ATIVIDADE DOS LOBISOMENS

Caros Lobisomens, eis um desafio para testar vossa inteligência e, se possível for, garantir a vossa existência.


No alvo plano eis a criatura

Ora é animal, ora é homem

Bala de prata deve atingir seu coração

Muito cuidado com o lobisomem!

Imagine quão veloz segue o projétil

Sempre no sentido perpendicular

Cortando as coroas ciculares

Até nos centros concêntricos chegar.

Então lobisomem, diga-me depressa

Sabendo que o qudrado maior tem 10cm em cada lado

A “Bella” será sua se responder certo

Mas não terás outra chace se responder errado

Quanto mede a perpendicular entre o centro da maior circunferência

E a intersecção da mesma com o lado do maior quadrado?



Profª Rosilângela Lucena



ANGLO LÍDER - ATIVIDADE DOS VAMPIROS

Caros Vampiros sei que deve estar sendo muito difícil para vocês realizar esta atividade, uma vez que, não suportam ver esse objeto sagrado, porém não tem outro jeito para conquistar a “Bella” (a nota). Portanto, aí vai o vosso desafio:




“A foto plana do rosário acima,

Nos mostra a presença marcante da circunferência

A distância de uma para outra é a mesma,

Não importando se é grande ou pequena.

Com um transferidor é possível verificar,

O segredo da angulação

De uma circunferência pequena para outra

Sem qualquer complicação.

Depois disso fazer, considere 10cm,

O raio do lindo rosáiro

0,5 e 1,0 cm os raios das circunferências

E, se dúvida tiver, pergunte ao vigário.

Para alcançar a “Bella”,

Basta chegar ao crucifixo,

Informando agora o comprimento da corda

Que firme o mantém fixo”.

Profª Rosilângela Lucena